IFPR de Pitanga entrega álcool gel para Corpo de Bombeiros e Hospital

O campus de Pitanga do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou na manhã da segunda-feira, dia 25 de maio, a entrega de aproximadamente 100 quilos de álcool gel para o Hospital São Vicente de Paulo, para o Corpo de Bombeiros de Pitanga e a Secretaria Municipal de Saúde. A entrega ocorreu na sede do instituto e teve a presença do diretor geral, Márcio Gonçalves dos Santos; da representante do hospital, Izabela Korobinski; e do cabo Adão Edson, do corpo de bombeiros de Pitanga.

O projeto “Produção de álcool gel antisséptico para uso profilático no combate ao COVID-19” vem sendo desenvolvido pelo campus Pitanga desde abril. A ação é coordenada pelo professor de química Jovane Santana Silva, que também é farmacêutico e coordenador do curso de Tecnologia em Agroindústria, e foi contemplada com um financiamento de quase R$ 5 mil, obtido por meio de um edital do IFPR. O objetivo é fabricar 500 quilos de álcool gel, que será entregue à comunidade local, podendo beneficiar aproximadamente 700 pessoas. Professores, técnicos e estudantes estão envolvidos no desenvolvimento do projeto, desde a produção à distribuição do álcool gel.

O diretor Márcio Gonçalves dos Santos ressalta que esse projeto é extremamente relevante para o campus Pitanga, pois além de beneficiar a comunidade, conta com a participação dos alunos dos cursos de agroindústria e de licenciatura em Química. “Essa é uma ação que iniciamos de enfrentamento à doença no campus, mas outras ações estão sendo planejadas no sentido de auxiliar a população de Pitanga e outras instituições, para conter o avanço da doença no município”, cita o diretor.

A diretora financeira do Hospital São Vicente de Paulo, Izabela Korobinski, agradeceu ao instituto federal, em nome da provedoria e dos funcionários do hospital pela doação do insumo, que será muito útil durante o combate à pandemia. Ela relata que, em alguns casos, houve aumento de 100% no valor que o hospital pagava pelo álcool gel. “Somos uma entidade carente e toda a ajuda é bem vinda e, certamente, esse produto veio em um momento certo e é uma grande ajuda para o hospital”, cita.

O bombeiro militar cabo Adão Edson representou a corporação e também agradeceu a doação do álcool gel, que tem sido importante, pois é utilizado na desinfecção das viaturas e também para o atendimento ao público que procura o quartel dos bombeiros.