EXAME: MAMOGRAFIA

HSVP


Mamografia: Exame de rotina em mulheres assintomáticas, para detecção precoce de possíveis casos de câncer de mamas, podendo ser solicitado naquelas mulheres com sintomatologia clínica ou achado palpatórios.

A mamografia é uma radiografia das mamas, sendo o principal método de imagem para o rastreamento populacional do câncer de mama e avaliação das doenças mamárias. Ela é capaz de detectar pequenos tumores que não determinam sintomas e, associada ao tratamento adequado, aumenta as chances de cura da doença. Mulheres que realizam mamografias periódicas apresentam uma taxa de mortalidade significativamente menor pelo câncer de mama.

A mamografia digital, é muito importante no diagnóstico preventivo do câncer de mama.

Importante: Para pacientes com menos de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.

Perguntas frequentes

Antes do exame, a paciente responde algumas questões, a fim de fornecer informações muito importantes. O exame é realizado por uma técnica especializada e inicia-se com a realização de duas radiografias de cada mama. Essas radiografias serão examinadas pelo médico radiologista, que pode encerrar o exame ou solicitar radiografias complementares. É importante salientar que a realização de radiografias complementares não implica na presença de câncer na mama ou que seu exame foi mal feito. Elas são realizadas para permitir a análise mais adequada de determinadas regiões da mama quando as radiografias de rotina não foram suficientes.

Na maioria das vezes, estas radiografias adicionais são realizadas no momento do exame. No entanto, em algumas circunstâncias, só se consegue perceber a necessidade delas durante a análise final e minuciosa da mamografia. Quando isto ocorre, a paciente será chamada para voltar ao Hospital e realizá-las.

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

Confira o artigo da Sociedade Brasileira de Mastologia que explica em detalhes o estudo médico que comprova a importância da mamografia anual.

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos caso sdiagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.