EXAME: ELETROCARDIOGRAMA

HSVP


Eletrocardiograma: Trata-se de um exame específico para a área de arritmias. Tem a finalidade de detectar os potenciais tardios, ou seja, se o coração do paciente apresenta áreas (mesmo mínimas) comprometidas e capazes de gerar arritmias cardíacas de maior gravidade.

Essas áreas comprometidas são frequentemente encontradas nos pacientes que sofreram um infarto, apresentaram alguma miocardite, Doença de Chagas ou passaram por alguma cirurgia cardíaca. Através do ECG, é possível “prever” se o paciente tem alta probabilidade de apresentar arritmias ventriculares de alto risco. Os portadores desses potenciais tardios deverão tomar medidas preventivas para não serem surpreendidos por arritmias malignas.

Para realizar esse exame, o paciente não precisa de nenhum preparo. É necessário conectar alguns eletrodos na pele e permanecer deitado em repouso por alguns minutos para que o equipamento faça a aquisição dos sinais cardíacos necessários. Os sinais gravados são transferidos para um computador e tratados por um software específico para posteriormente serem analisados por um médico qualificado, o qual emitirá um relatório com o resultado do exame.

Perguntas frequentes

É um dos exames mais comuns da prática cardiológica. É um exame que mede a atividade elétrica emitida pelas células do coração. Assim, podemos ter noção da atividade das células cardíacas. Por exemplo, um coração acometido por infarto tem uma região onde as células musculares estão inativas; logo, nesta região não haverá atividade elétrica, o que pode ser detectado pelo exame.

O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. A partir dele podem ser solicitados outros exames mais específicos, se necessário, como por exemplo, um exame de esteira (teste ergométrico).

Para a realização deste exame não é necessário nenhum tipo de preparo.