EXAME: RAIO-X

HSVP


Os raios X são radiações que, ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano. No HSVP, os estudos por raio X são realizados com o uso de equipamentos modernos e sofisticados, totalmente digitais, que possuem elevada qualidade e definição.

Os exames de raios X utilizam radiação ionizante, por isso apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado deste fato.

Importante: Para pacientes com menos de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.

Perguntas frequentes

A máquina de Raio X consiste em uma longa mesa com uma câmera sobre ela ou uma grande placa na parede com uma câmera apontando para ela. O aparelho não toca no paciente. Há uma luz que sairá dele, para ajudar o técnico no posicionamento da pessoa a fim de se obter a melhor “imagem” possível.

O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e vai explicar o procedimento para o paciente. Os processos variam de acordo com a parte do corpo a ser radiografada. A maioria dos exames requer de duas a três imagens em diferentes posições ou ângulos.

O técnico irá posicionar o paciente, com a ajuda de uma luz que sai da câmara. Um avental de chumbo será fornecido para a paciente, desde que não interfira no exame. Também será dado um de chumbo para o acompanhante. O tecnólogo pedirá para que o paciente se mantenha parado e, algumas vezes, para prender a respiração por um segundo. Se a reprodução for insatisfatória, haverá necessidade de repetir o exame. As imagens são colocadas na tela do computador e são enviadas para o sistema de arquivo de imagens do hospital.

O paciente não vai sentir os raios X, mas, às vezes, as posições necessárias para estudar a área de interesse podem ser desconfortáveis. Elas só precisam ser mantidas por alguns segundos.

Não há nenhum preparo especial para o exame de Raio X simples, mas algumas coisas devem ser lembradas:

  • Use roupas confortaveis que possam ser facilmente removíveis, sem botões ou enfeites metálicos. Será dado um avental, se for necessário;
  • Retire acessórios ou materiais com metal (zíperes, grampos, chaveiros);
  • Acompanhante poderá ficar na sala de exame, mas se for mulher grávida não poderá entrar.

A lei exige que você traga a receita original do médico informando qual o exame e a razão para ser feito.

Não há recomendação especial para este exame. O paciente poderá seguir a rotina habitual.