Hospital São Vicente de Paulo

O HSVP conta com diversas comissões, comitês e equipes de caráter permanente, compostas por profissionais multidisciplinares, cujas responsabilidades variam conforme suas especificidades individuais. Seus objetivos são a preservação da vida, a promoção da saúde das pessoas e do ambiente, a melhoria de processos, a humanização, a segurança e o desenvolvimento, para que a Instituição possa oferecer, cada vez mais, serviços de saúde de qualidade.

São as seguintes comissões, comitês e equipes constituídas:

Comissões HSVP

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar foi instituída pelo Ministério da Saúde – Portaria 196 de 1983.

É composta por profissionais médicos, enfermeiros, administradores, bioquímico e outros para assessorar a Direção Geral da instituição para ações de controle de infecção hospitalar.

Dentre suas principais atribuições: detectar casos de infecção hospitalar; conhecer as principais infecções existentes no Hospital e definir se a ocorrência das mesmas está dentro dos padrões aceitáveis; elaborar normas de padronização para os procedimentos realizados no hospital; colaborar no treinamento dos profissionais; realizar controle na prescrição de antibióticos dentre outras.

A Comissão de Revisão de Óbitos é constituída para orientar o correto preenchimento das Declarações de Óbito e fiscalizar as mesmas, visto também que a Revisão de Óbitos é um instrumento preciso para avaliação da qualidade de atendimento do paciente, demonstrando suas falhas e apontando as soluções prioritárias, colocando em prática o exercício ético profissional da Medicina que exige o conhecimento das causas de mortalidade.

Esta comissão é composta por profissionais médicos, representante da equipe dos enfermeiros e da administração.

A Comissão de Revisão de Prontuários é constituída por profissionais da área da saúde (médicos, enfermeira, representante da administração e membro do Serviço de Arquivo Médico e Estatística - SAME).

Sua finalidade é detectar possíveis falhas no preenchimento do prontuário, determinando de imediato a correção necessária.

A ação da Comissão resulta em documento indispensável para aferir a assistência médica prestada, elemento valioso para o ensino e pesquisa e defesa legal para o profissional e a instituição.

O Comitê Transfusional é constituído por um grupo de profissionais responsáveis pela hemovigilância desta instituição que realiza atividades hemoterápicas.

É composta por um médico representante das Clínicas Médica, Pediátrica e Neonatológica, um médico representante das Clínicas Cirúrgica e Obstétrica, um técnico da Agência Transfusional, um funcionário administrativo com formação superior e um enfermeiro. Esse comitê tem como função o monitoramento da prática hemoterápica na instituição.

Além do cumprimento das exigências legais, o Comitê contribui para um atendimento de qualidade aos usuários do serviço, sendo necessário que os profissionais das diversas áreas envolvidas exerçam suas funções com empenho, elo e profissionalismo.

O Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar (GTHH) constitui-se por lideranças representativas do coletivo de profissionais (direção administrativa, médico, gerência de enfermagem, gerência de nutrição, serviços gerais, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, serviço de limpeza, cozinha, recepção e secretaria), que compromissados com os princípios da humanização, constituem um espaço de comunicação e um real dispositivo para mudança institucional.

O Grupo de Humanização tem como função orientar a instituição em três dimensões: a humanização do atendimento ao usuário; a humanização das condições de trabalho do profissional de saúde; o atendimento da instituição hospitalar em suas necessidades básicas administrativas, físicas e humanas.

O grupo objetiva difundir os benefícios da assistência humanizada, pesquisar e levantar os pontos críticos do funcionamento da instituição, propor uma agenda de mudanças que possam beneficiar os usuários e os profissionais de saúde, divulgar e fortalecer as iniciativas humanizadoras já existentes, melhorar a comunicação e a integração com a comunidade de usuários.

Serviço de Ouvidoria visa não somente cumprir com exigências pré-estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, mas também em especial a proporcionar atendimento de qualidade aos usuários do serviço.

Para tanto faz-se necessário a conscientização dos profissionais das áreas administrativas e técnicas, para que possam em conjunto definir estratégias de ação objetivando alcançar maior nível de qualidade na prestação dos serviços.

É imprescindível que os profissionais das diversas áreas exerçam suas funções com empenho, zelo e profissionalismo.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes desta entidade atende a Legislação Brasileira, sendo atuante na prevenção a acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

É constituída, de forma paritária, por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores que atuam em conjunto com o objetivo de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Anualmente é realizada a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes com o intuito de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho.

Tem a função de obter informações, estudar, analisar e investigar os óbitos fetais, infantis (até o primeiro ano de vida) e maternos, através da construção do perfil de risco, colaborando também com o Comitê Municipal de Redução da Mortalidade Infantil e com a redução do coeficiente de mortalidade materna infantil.